DÚVIDAS FREQUENTES

Meu jato urinário está fraco, isso é um problema?

O jato urinário deve ser forte o suficiente para permitir o esvaziamento completo da bexiga em menos de 1 minuto. Algumas doenças como estenose (estreitamento) da uretra ou hiperplasia de próstata podem diminuir o jato urinário, e devem ser avaliadas de perto.

Estou urinando sangue, o que devo fazer?

Sangue visível na urina é um alerta para diversas doenças. Em pacientes jovens, a principal causa é infecção urinária. Pedras nos rins ou ureter podem causar pequenos sangramentos, mas geralmente não são visíveis na urina. Em pacientes idosos, o sangramento pode ter origem na próstata (em homens) ou em tumores dentro da bexiga (ambos os sexos). Casos de sangramento devem ser avaliados por um urologista o quanto antes.

Meu pênis é torto, isso é normal?

Tortuosidades de até 15 graus não causam problemas para ter relação sexual e não são preocupantes. Caso a tortuosidade esteja aumentando ou tenha dor para relação, é indicativo de um problema, e deve ser avaliado por um urologista.

Por que estou tendo tantas infecções urinárias?

As infecções urinárias são mais frequentes em mulheres do que em homens. Após o início da vida sexual, ter uma ou duas infecções por ano não é um problema grave, e o tratamento costuma ser muito simples. Mais do que duas por ano pode indicar uma dificuldade em que o sistema urinário está tendo em eliminar naturalmente as bactérias que entram em contato com ele. Isso pode ocorrer devido a alteração da flora bacteriana vaginal (muito comum pós menopausa), dificuldade em esvaziamento vesical completo, ou outras doenças associadas, como cálculos renais ou diabetes. Em homens, as infecções geralmente estão associadas a outras patologias – como hiperplasia de próstata, por exemplo – e devem ser investigadas. Infecções acompanhadas de febre são mais graves, e devem ser vistas em caráter de urgência.

Estou perdendo urina quando faço esforços ou durante a tosse, isso é grave?

A perda urinária, ou incontinência, aos esforços pode atingir mulheres ou também homens após a cirurgia da próstata. Pode ser leve ou severa, e trazer muito incomodo na vida pessoal do paciente. É importante saber que a incontinência tem tratamento, devendo ser discutida com seu urologista, que irá avaliar e definir al a melhor abordagem.

Por que minhas relações não são mais como antigamente?

Existem alguns tipos de disfunção erétil, como dificuldade para ter ereção, ejaculação rápida ou dor/dificuldade para se ter relação. Cada uma dessas disfunções tem uma causa específica, e consequentemente um tratamento específico. O fato de ter se tornado uma preocupação mostra que isso é uma coisa séria, mas não necessariamente uma doença grave e que irá progredir. Uma avaliação completa necessita uma história detalhada do problema, uma análise do histórico pessoal, realizar um exame físico para analisar como estão os órgãos do sistema reprodutor e, caso necessário, realizar exames complementares.

É muito incômodo ter uma prótese peniana?

A prótese peniana é um dispositivo que foi desenvolvido para mimetizar o funcionamento natural do pênis em pacientes que já não conseguem ter mais ereções. Com os novos materiais disponíveis, o pênis fica flácido durante as atividades de sua vida diária, e o paciente ativa a prótese apenas quando for ter relação. Após a ativação, o pênis fica rígido, dando uma segurança e estabilidade durante a relação, sem perder a sensação (os nervos responsáveis pela ereção são diferentes daqueles responsáveis pela sensibilidade). Terminada a relação, o paciente desinfla o dispositivo e o pênis volta ao estado normal de repouso.

Como funciona o Esfíncter Artificial?

O esfíncter artificial é um dispositivo que oclui completamente o canal da uretra, impedindo a perda ou vazamento de urina pelo paciente. Ele é composto por um balão, que permanece insuflado durante as atividades normais do paciente. Quando o mesmo sentir vontade de urinar e estiver em local apropriado, ele ativa uma válvula que abre o canal, permitindo a passagem da urina, e consequentemente a micção. Após terminar de urinar, o dispositivo se ativa sozinho, impedindo o vazamento ou perda de urina até a próxima micção.

É verdade que a estenose de uretra é muito complicado e sempre retorna após o tratamento?

A estenose de uretra, dependendo de sua causa, pode ser um estreitamento curto e simples, ou uma interrupção completa, com um longo defeito no canal. O que ocorre muitas vezes é realizar um tratamento inadequado (como por exemplo, realizar repetidas vezes o tratamento endoscópico, também conhecido como uretrotomia interna), tornando estenoses mais simples em estenoses complexas. Para escolher a técnica adequada, o urologista precisa estar familiarizado com as diversas técnicas cirúrgicas, como utilização de retalhos, substituição do tecido por enxertos (principalmente de mucosa bucal) e reconstruções complexas, obtendo-se assim os melhores resultados e as menores as taxas de recidiva.

Chá de quebra pedra funciona?

Todos os estudos controlados realizados até o momento não mostraram benefício deste chá para evitar a formação de cálculos. Aumentar a hidratação, ou seja, beber mais líquidos, é uma das principais maneiras de evitar a formação de cálculos, e o chá pode ser uma boa opção. Cálculos já formados geralmente não se dissolvem com dietas especiais (exceto aqueles de ácido úrico).