Disfunção Erétil

Doença de Peyronie

Tortuosidade do Pênis

A doença de Peyronie é uma inflamação e fibrose que ocorre no corpo cavernoso peniano, estrutura responsável pela ereção. Com a alteração nessa estrutura, ocorre curvatura e dor no pênis durante a ereção. Esse processo de inflamação e fibrose demora cerca de 6 a 18 meses para se estabilizar, e qualquer tratamento definitivo deve aguardar esse período para diminuir a recorrência da doença.

Doença de Peyronie Imagem 1

Dependendo do grau de curvatura e da dificuldade em ter relação, o paciente necessita de tratamento cirúrgico. O tratamento cirúrgico consiste na retificação do pênis, que pode ser obtido com uma plicatura peniana, no qual corrige-se a curvatura realizando uma sutura no lado contrário ao defeito. Nos casos mais graves, em que a curvatura é muito grande, há a necessidade de se implantar um enxerto (material sintético), para corrigir o defeito peniano.

Em casos associados com perda da ereção, pode-se optar por corrigir o problema da curvatura juntamente com o implante de uma prótese peniana.

Doença de Peyronie Imagem 2