Doenças da Uretra

Hipospádia

A Persistência da Doença na Idade Adulta

A hipospádia é uma alteração congênita em que o orifício de saída da uretra não está na ponta do pênis, com excesso de pele na região dorsal do pênis e uma curvatura do mesmo. Essa alteração pode ser leve, com o orifício ainda na região da glande, moderada, com o orifício no pênis, ou complexa, em que o orifício se localiza no escroto.

A melhor fase para se corrigir a hipospádia é na infância, com um cirurgião especializado e capacitado em realizar todas as técnicas para reconstrução do pênis, para que se tenha os melhores resultados e menos complicações possíveis.

Alguns pacientes ainda persistem com o problema na idade adulta, ou porque não foram tratados quando criança, ou então com complicações, e muitas vezes, com múltiplas cirurgias. As complicações que podem persistir após o tratamento inicial são: estenose de uretra, fístula urinária (saída de urina por um orifício que não o meato), tortuosidade peniana, persistência da hipospádia, presença de pêlos dentro da uretra, e outras menos frequentes, como cálculos ou divertículos.

O tratamento de cada uma dessas complicações requer o uso de diversas técnicas reconstrutivas, como uso de retalhos e de enxertos. É fundamental o conhecimento da cirurgia prévia realizada para o planejamento da técnica a ser utilizada para correção. Muitas vezes, em casos multioperados ou complexos, opta-se por realizar a cirurgia em etapas, para preparar o leito da uretra antes de se realizar o fechamento definitivo.

Hipospádia Imagem 3