Uro-Oncologia
O sistema Urogenital pode ser sitio de vários tipos de Neoplasias:
• Câncer de Rim
• Câncer de Bexiga e Ureter
• Câncer de Próstata
• Câncer de Pênis
• Câncer de Testículo
No campo de Reconstrução Urogenital, destacam-se o
Câncer de Próstata e o
Câncer de Bexiga.
Câncer de Rim
Detecção precoce em exames de rotina
O rim é o órgão responsável por filtrar o sangue e produzir a urina. Nele, podem surgir tumores sólidos tanto benignos quanto malignos. Com a maior disponibilidade de exames de rotina e pacientes realizando exames de imagem com maior frequência, muitas vezes o diagnóstico ocorre sem o paciente ter nenhum sintoma. Isto também possibilita a detecção da doença em uma fase precoce, com possibilidade de cura maior.
O tratamento consiste em retirar o tumor, e, a depender do tamanho do tumor, é possível preservar o rim acometido, com uma cirurgia chamada nefrectomia parcial. Esta cirurgia pode ser realizada por via convencional (aberta / com uma incisão ou corte na região do abdome) ou de maneira minimamente invasiva (laparoscópica / robótica), onde, através de pequenas incisões, inserimos os instrumentais e uma pequena câmera, que envia imagens para um monitor permitindo a visualização dos órgãos pelo cirurgião. Outra opção de cirurgia minimamente invasiva para pacientes com câncer de rim é com auxílio do robô.
O equipamento para realização de cirurgia robótica permite ao cirurgião operar através de pequenas incisões, da mesma maneira que na laparoscopia convencional. As pinças especiais do robô possuem movimentos de angulação e rotação melhores que os da mão humana. O sistema possui também imagem em maior escala e permite ao cirurgião operar sob visão 3D de alta resolução dentro do abdômen do paciente. Com essa tecnologia, o sistema de cirurgia robótica possibilita a realização de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos sob visão, precisão e controle aperfeiçoados.