Pênis “Escondido” ou “Encarcerado”

O pênis “escondido”, ou “encarcerado” é uma condição em que o corpo peniano se retrai e fica enterrado no coxim gorduroso pubiano. Isso ocorre em pacientes com sobrepeso ou obesos, mas o principal fator de risco é o diabetes. Apesar de acometer pacientes obesos, a causa do encarceramento não é a obesidade, mas a falta de ligamentos que prendem o corpo peniano na pele e prepúcio, favorecendo a retração do corpo peniano para dentro do coxim gorduroso. Devido esse defeito nos ligamentos, a perda de peso não retorna o pênis a sua condição normal. Apesar disso, a perda de peso sempre deve ser encorajada, pois melhora o diabetes e a diminuição da gordura abdominal tem impacto positivo em doenças cardiovasculares.

O tratamento cirúrgico visa uma melhora não apenas estética, mas principalmente funcional, pois o paciente tem uma melhor higiene da região, conseguindo urinar em pé sem molhar o escroto, e também o retorno da atividade sexual, uma vez que o pênis volta a ficar exposto, permitindo a penetração. A cirurgia consiste em destacar toda pele peniana e fixar a base do corpo peniano, mantendo-o exposto e fora do coxim gorduroso, retirar o coxim gorduroso quando este estiver em excesso, e colocar um enxerto de pele sobre o corpo peniano para refazer a pele que fora destacada.

Pênis Escondido ou Escarcerado Imagem 1