Incontinência Urinária

Tratamento cirúrgico da Incontinência Urinária

O controle da micção se deve tanto pela capacidade da bexiga em armazenar a urina, quanto a contração de um músculo que envolve o canal da uretra (saída de urina da bexiga), também chamado de esfíncter urinário. A perda do controle urinário, ou incontinência, tem muitas causas, e aquelas relacionadas a perda de controle do esfíncter urinário, podem ser tratadas com cirurgia. Deve-se sempre diferenciar a incontinência urinária de uma fístula urinária.

Sling e a Incontinência por Esforço

Em mulheres, o tratamento cirúrgico consiste em colocar um apoio sob o canal urinário (uretra). Esse apoio, conhecido como Sling, ajuda a impedir a mobilização da bexiga, e consequentemente, a perda urinária durante o esforço.

Em homens, o mecanismo de perda urinário é diferente, sendo uma sequela do tratamento do Câncer de Próstata. Naqueles pacientes que tiveram uma perda parcial da função do esfíncter (músculo que fecha o canal e impede a perda de urina), o Sling pode ser considerado uma boa alternativa para restituição da função.

Incontinência Urinária Imagem 1