Incontinência Urinária

Fístulas Urinárias

Pequeno orifício que causa perda constante de urina

Fístulas são comunicações entre 2 órgãos que estão próximos, através de um orifício não natural. No aparelho urinário, essas comunicações podem ocorrer entre a bexiga e a vagina, entre a bexiga e o útero, entre a próstata e o reto, ou até mesmo diretamente para a pele. Podem ser causadas após cirurgias prévias devido a proximidade desses órgãos, ou então após infecções ou radioterapia para o tratamento de câncer.

Uma vez realizado o diagnóstico, o tratamento consiste em ressecar o trajeto da fístula e realizar o fechamento dessa comunicação. Muitas vezes, o tratamento é complexo, pois o tecido local é muito friável e frágil, sem vasos sanguíneos, oque dificulta a cicatrização, propiciando novamente a formação da fístula. Nesses casos, deve-se colocar um tecido saudável para sustentar o reparo, mobilizando-se músculo ou pedículos adiposos para ajudar na cicatrização.

As fístulas entre a bexiga e a vagina acarretam um vazamento constante e incontrolável de urina. Algumas pacientes podem confundir essa condição com incontinência urinária. Uma avaliação detalhada e um exame de cistoscopia podem diagnosticar e identificar o local exato da fístula. Dependendo da localização (mais próxima do introito vaginal) as fístulas podem ser corrigidas por uma incisão na vagina. Caso a fístula seja mais profunda ou mais complexa, deverá ser realizada correção por via abdominal.

Incontinência Urinária Imagem 3

As fístulas também ocorrem no sexo masculino, principalmente após uso de radioterapia para tratamento de tumores (próstata ou reto). Essa comunicação se dá entre os dois órgãos, e o tratamento é mais complexo, devendo-se utilizar um suporte para a irrigação sanguínea no local, sendo que a melhor escolha nesses casos são os retalhos musculares, em especial o músculo grácil (parte interna da coxa).

Incontinência Urinária Imagem 4