Doenças da Uretra

Estenose de Uretra

O sucesso no tratamento depende da técnica adequada

A uretra é o canal que sai da bexiga, transportando urina para fora do corpo. Ela passa por dentro da próstata e do pênis. A estenose é um estreitamento desse canal, causando obstrução na saída da urina. Essa obstrução pode ocorrer desde sua porção proximal, próxima a próstata, na região peniana ou na porção mais distal, o meato uretral (orifício de saída de urina pelo pênis).

Dentre as causas de estenose, observam-se inflamação, trauma, após manipulação (sondagem ou cirurgias prévias), e, na maioria dos casos, uma causa não determinada. A doença pode ter vários estágios, podendo progredir para obstrução completa no canal, necessitando a colocação de uma cistostomia (sonda direto na bexiga através do abdome).

O objetivo do tratamento é realizar a desobstrução da uretra de uma maneira definitiva, evitando-se a recorrência da doença.

Estenose de Uretra Imagem 1

Tipos de Tratamento:

- Dilatação: é o alargamento do canal com a passagem de sondas de calibres progressivamente maiores. É um tratamento paliativo, e não traz a cura definitiva.

- Uretrotomia Interna: é a abertura endoscópica (através de uma câmera por dentro do pênis) de uma estenose. Este método é simples e rápido, mas deve ser realizado apenas em estenoses muito curtas e que nunca foram tratadas. Em estenoses mais longas, ou que já foram realizadas uretrotomias prévias, a taxa de recorrência é muito alta, devendo-se realizar cirurgia aberta.

Uretroplastia: em estenoses mais longas, o melhor tratamento é a ressecção do tecido cicatricial e a sutura das duas extremidades. Esse procedimento é possível devido a elasticidade da uretra, e tem a melhor taxa de sucesso. É a técnica utilizada em casos após traumas graves, como fratura de bacia que envolve a uretra.

Estenose de Uretra Imagem 2

Uretroplastia com uso de enxertos: em estenoses mais longas e complexas, ao realizar a ressecção do tecido cicatricial, fica um espaço muito grande entre as extremidades, impossibilitando a união entre elas. Nesses casos, devem ser utilizados enxertos para substituição da uretra, e o melhor tecido a ser utilizado é a mucosa oral, retirada da parte de dentro da bochecha.

Estenose de Uretra Imagem 3