Uro-Oncologia

O sistema Urogenital pode ser sitio de vários tipos de Neoplasias:

• Câncer de Rim
• Câncer de Bexiga e Ureter
• Câncer de Próstata
• Câncer de Pênis
• Câncer de Testículo

No campo de Reconstrução Urogenital, destacam-se o Câncer de Próstata e o Câncer de Bexiga.

Câncer de Próstata

Tratamento do Câncer e de suas complicações mais frequentes

A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho reprodutor masculino, e sua função é a produção de parte do sêmen. Ela localiza-se entre a bexiga e a uretra, de modo que toda urina que eliminamos passa pela próstata. Também está bem próxima (anterior) ao reto, mas sem fazer parte dele. Com a idade, algumas doenças podem ocorrer, como a obstrução da passagem da urina ou câncer.

Cancêr de Prostata Imagem 1

O Câncer de Próstata é a segunda neoplasia mais frequente em homens. Com o diagnóstico precoce da doença e tratamento adequado, a taxa de sobrevida em 5 anos chega a quase 100%. O seu diagnóstico se faz através da biópsia de próstata e seu tratamento reduz drasticamente o risco de metástases e a morte relacionada ao câncer. Existem algumas formas de tratamento para o Câncer de Próstata, entre elas, a cirurgia para retirada da próstata (prostatectomia radical) e a radioterapia.

A prostatectomia radical consiste em retirar toda a próstata e, junto com ela, todo o tumor que está dentro dela. O benefício de realizar a prostatectomia (cirurgia de retirada da próstata) é a cura completa em pacientes com doença localizada. A cirurgia pode ser realizada por via convencional (aberta com incisão / corte no abdômen), ou por técnica minimamente invasiva (laparoscópica / robótica), na qual pequenas incisões são realizadas no abdome e os instrumentais são posicionados e visualizados através de uma câmera, permitindo a visualização destes pelo cirurgião.

Na cirurgia de a retirada da próstata, reconstrói-se a passagem da urina ligando a bexiga diretamente na uretra. Como a próstata está próxima aos nervos responsáveis pela ereção e também próxima ao esfíncter urinário, que dá o controle para que não se perca urina, após a cirurgia, o paciente pode, em alguns casos, apresentar impotência sexual e incontinência urinária.

Cancêr de Prostata Imagem 2

Essas complicações não estão relacionadas apenas às diversas modalidades de tratamento (cirurgia aberta, laparoscópica, robótica ou radioterapia), e inclusive são semelhantes dentre elas. As complicações são mais frequentes em pacientes com doença mais agressiva, idade mais avançada ou que têm outras doenças associadas, como o diabetes.

A cirurgia com auxílio do robô é uma das técicas mais avançadas para o tratamento do câncer de próstata, O equipamento para realização de cirurgia robótica permite ao cirurgião operar através de pequenas incisões, da mesma maneira que na laparoscopia convencional. As pinças especiais do robô possuem movimentos de angulação e rotação melhores que os da mão humana. O sistema possui também imagem em maior escala e permite ao cirurgião operar sob visão 3D de alta resolução dentro do abdômen do paciente. Com essa tecnologia, o sistema de cirurgia robótica possibilita a realização de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos sob visão, precisão e controle aperfeiçoados.

Cancêr de Prostata Imagem 3

Apesar dessas complicações, que não ocorrerem em todos os pacientes, deve-se entender que há benefício na retirada do câncer (o aumento em sobrevida e cura da doença) e que há tratamento para cada uma dessas complicações. Para a correção da incontinência urinária, existem fisioterapia ou dispositivos capazes de mimetizar o esfíncter urinário e permitir o controle da micção. Há também tratamento para a disfunção erétil que ocorre após a cirurgia ou radioterapia, que varia, desde medicamentos, injeções ou até mesmo cirurgia para implante de prótese peniana.