Estenose de Ureter

Duplo J, Nefrostomia e o Tratamento Definitivo

O ureter é o canal que liga o rim até a bexiga. É um órgão tubular, e toda a urina que é produzida pelo rim passa por ele. Caso ele seja obstruído, há um acúmulo de urina no rim (pelve renal), causando dilatação e dor (cólica renal).

A principal causa de obstrução do ureter são os cálculos, que causam obstrução parcial e temporária, e, dependendo do tamanho, devem ser removidos cirurgicamente. Outras causas de obstrução, as estenoses, são menos frequentes, porém mais graves, pois causam obstrução permanente, podendo causar a perda do rim caso não sejam tratadas. Entre essas causas, temos cicatrizes (lesões causadas por cálculos ou durante o tratamento deles), lesões decorridas de outras cirurgias (cirurgias no útero ou reto, devido proximidade com o ureter), ou então após a radioterapia para tratamento de tumores.

Estenose de Ureter Imagem 1

O tratamento inicial não é a cirurgia definitiva, e ele consiste em desobstruir o rim, evitando-se que ele pare de funcionar. Durante a desobstrução, realiza-se um exame de imagem que localiza onde está a obstrução e qual o tamanho dela, ajudando a planejar o tratamento definitivo. Realiza-se então a desobstrução, através da passagem de um cateter por dentro do ureter, chamado Duplo J, ou então, caso a obstrução seja completa, abre-se uma passagem do rim diretamente nas costas através de uma sonda, chamada nefrostomia.

O tratamento definitivo consiste em remover o segmento doente do ureter e realizar a conexão novamente com a bexiga. Caso o segmento doente seja muito longo, reconstróe-se o trajeto elevando-se a parede da bexiga e fixando-a no músculo das costas (psoas-hitch), ou realizando-se um retalho da própria parede vesical para chegar até o segmento sadio do ureter. Em casos mais complexos, pode-se realizar a substituição do ureter por uma alça de intestino ou até mesmo um auto transplante renal (retirada do local original e colocação do mesmo próximo a bexiga)

Estenose de Ureter Imagem 2